Evento com múltiplas atividades retoma a agenda anual em sua 9ª edição.

Antes de finalizar relatos sobre as minhas recentes visitas ao Sudoeste da França, achei importante divulgar um evento relevante para o mercado de vinhos do Rio de Janeiro, que, como outras atividades da agenda anual de entretenimento, tiveram que ser interrompidos no período da pandemia e agora voltam com força total. A despeito das grandes turbulências enfrentadas pelo Brasil nesses últimos tempos, o vinho, sendo um produto que, como outras bebidas alcoólicas, pode funcionar como um contraponto ao stress, tem ainda a particularidade de enriquecer a experiência de consumo, aliado à gastronomia e às tradições culturais. Dentro dessa perspectiva, ele se adaptou bem ao lazer doméstico durante o isolamento da pandemia e isso gerou uma maior entrada de apreciadores da bebida na realidade brasileira.

Mas agora as pessoas querem se encontrar, festejar e continuar a beber o vinho fora de casa também. Não têm faltado oportunidades. Logo após o Rio Gastronomia 2022, outro evento que já faz parte da agenda de entretenimento do Rio de Janeiro é o Rio Wine Food Festival, que tem sua 9ª edição entre 25 de agosto e 4 de setembro de 2022. Segundo informa a assessoria de imprensa do festival, o RWFF acaba de ganhar status oficial no calendário da capital carioca. Algo que é inovador no conceito do evento é a sua extensão a vários espaços e públicos diferenciados da cidade. Como isso, há atividades que fogem ao formato padrão do setor de vinhos, levando a bebida ao espaço público e a bairros fora do circuito tradicional.

A cidade cresce, o tempo passa e a transforma. No meu modo de pensar, toda iniciativa que colabore para desconstruir a ideia de que o vinho só pode acontecer atrelado à formalidade é bem-vinda. Vale citar o “Vinho no Uptown”, que acontece neste final de semana (26 a 28/8) no Mercado de Produtores do Complexo Uptown da Barra da Tijuca, com exposição e venda de vinhos de diversos produtores em stands, além das comidinhas. A entrada é franca, e as pessoas podem comprar a primeira taça de vinho por R$ 25 (incluindo vinho e taça do evento) e reabastecê-la com os vinhos expostos, ao valor de R$ 15 por taça.

Interessante também a criação de um tour carioca regado a vinhos. Sempre faziam passeios de ônibus pelo Rio com serviço de vinhos. A novidade agora é que o passeio será via marítima: o Wine Boat sairá da Marina da Glória nos dias 31/8 (quarta) e 3/9 (sábado) e circulará pelas águas calmas da Baía de Guanabara (rota limitada à parte interna da Baía). O cliente poderá contemplar as belezas do Rio de Janeiro enquanto degusta vinhos, num passeio com duração de 90 minutos.

Para os idealizadores e organizadores do projeto, Sergio Queiroz e Marcelo Coppelo, o que é possível destacar, além das atrações da programação, é a grande participação de expositores (produtores e revendedores de vinhos e atividades afins) e uma maior adesão do público aos eventos, que estão sendo bastante procurados.

O RWFF sempre contou também com um viés mais acadêmico, pela realização do Seminário “Vinho & Mercado”, que acontece no dia 30/8, terça, e tem como ponto importante o debate sobre o descaminho: a entrada ilegal de vinhos por nossas fronteiras. O Wine Garden é outra iniciativa que vai se dar na Marina da Glória no final de semana de 2 a 4/9, com stands de representantes de vinhos e wine-bar. A agenda não para por aí: várias Master-Classes com degustação de vinhos selecionados, alguns de alta gama, vão acontecer no Copacabana Palace.

Confira em detalhes aqui.

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