Falar de vinho é falar de bebidas, de gastronomia, dos ambientes animados pela energia do beber e comer e, mais amplamente, da sociabilidade. Cada país e região são mais identificados com certos alimentos e bebidas e criam ambientes mais sintonizados com sua cultura gastronômica. É uma fusão de elementos que se sobrepõem e vão se inspirando mutualmente, ao mesmo tempo que dão o tom e os contornos que estimulam o encontro, a festa.

O vinho é uma bebida muito afinada à sociabilidade europeia, especialmente em sua porção mais ocidental e meridional e, em termos de locais de consumo, remete às ambientações das antigas tabernas, decoradas com barris de onde muitas vezes vertia-se diretamente a própria bebida. A sua entrada na modernidade, em outros países nos quais não teria essa conexão cultural identitária, se dá mais como um elemento da alta gastronomia, em ambientes sofisticados e com preços menos acessíveis à grande população. Nos países de consumo tradicional, no entanto, ele perpassa os dois universos: está presente nas releituras das tabernas e na grande restauração.

Outras bebidas alcoólicas, como as cervejas e os destilados, também têm seus consumos globalmente difundidos, podendo predominar em algumas culturas e em seus ambientes de consumo originários, como nos pubs britânicos, com suas cervejas e whiskies, nos american bars, em seus coquetéis. Um dos mais prestigiados lugares da festa no Brasil é o boteco, uma modalidade de bar muito nossa, que herda traços das nossas influências fundantes, mas que resulta em algo original e próprio.

No boteco, come-se bem, mas de forma menos estruturada – várias pessoas compartilham muitos pratos aos poucos. A estada é duradoura e normalmente não termina com uma garrafa de vinho ou uma sobremesa. A cerveja bem leve ou o chopp combinam com o molhar da palavra constante, entremeado de petiscos e uma dose de cachaça, para os mais resistentes. Talvez o vinho mais apropriado para esse contexto seja um espumante ou branco fresco – aos poucos, o boteco vai encontrando um cantinho para esse sedutor “estrangeiro” em seu ambiente.

Tenho grande admiração pelo projeto Comida di Buteco, nascido em meu estado, Minas Gerais, e tornado nacional. Minas Gerais é de fato terra de muitos botecos, e o projeto deu uma visibilidade impressionante à sua diversidade. Ao levar mais pessoas a botecos só localmente conhecidos pela sua boa mesa, motivou a transformação desses locais em ambientes mais agradáveis de se ficar e mais criativos em suas produções gastronômicas.

No Rio de Janeiro, o Comida di Buteco realiza em 2023 a sua 16ª edição, entre 7 de abril e 7 de maio e, dessa vez, com um número recorde de bares participantes. Ao todo, são 132 botecos espalhados na capital, Niterói, Baixada Fluminense, ilhas de Paquetá e Gigóia. Cada boteco concorre com um petisco criado especialmente para o evento, respeitando uma temática de referência e o valor fixo de R$ 30 para cada prato. Neste ano, a edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: ervas e especiarias.

O projeto acontece, simultaneamente, em 24 regiões do Brasil: todos no mesmo período, com o mesmo tema e mesmo valor. A dinâmica é de um concurso, em que o público tem papel-chave, já que ele vai aos locais, prova os petiscos e avalia alguns quesitos da experiência: sabor do petisco, temperatura da bebida, higiene do local e atendimento. Paralelamente, um corpo de jurados faz as mesmas avaliações. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados, 50%. Após avaliações, serão computados votos e premiados os botecos vencedores.

Desde 2016, os vencedores de cada local concorrem entre si em nova etapa do concurso para a eleição do Melhor Boteco do Brasil. O projeto conta com um grupo de patrocinadores, dentre os quais sempre esteve alguma marca de cerveja. De alguns anos pra cá, o vinho fez a sua entrada com os espumantes da Chandon. Assim, a pessoa pode escolher acompanhar o petisco também com o espumante. E que venham mais vinhos!

A programação completa do Comida di Buteco pode ser acessada aqui.

Deixe um comentário